domingo, 27 de junho de 2010
Falando de Uvas - Merlot
De cor bem escura, tem seu nome em alusão a um pequeno pássaro comum no interior da França que tem esta coloração. Esta é a uva da França.
Em certas regiões é a principal uva e sobrepuja a Cabernet Sauvignon em área plantada.
Delicada e de difícil manejo, pois é muito suscetível a fungos e mofo, exige cuidados especiais durante todo o tempo de desenvolvimento.
Quando vinificada em um varietal, resulta em vinhos macios e muito frutados. Vinhos que ficam prontos para beber relativamente cedo, pois há pouca estrutura e taninos, estes importantes em vinhos que se pretende que evoluam com o tempo. Têm-se assim vinhos mais fáceis de beber.
Com estas características, junto com a Cabernet Sauvignon faz um par de ótimos resultados. Ela "doma" a Cabernet Sauvignon, equilibrando o vinho e dando-lhe aspectos de maciez e fruta.
Nestes vinhos de corte podem-se obter vinhos longevos e que irão evoluir muito bem, muitas vezes ao longo de vários anos.
Uma boa indicação é se estas com dois vinhos varietais da mesma vinícula, o Merlot tenderá em ser mais macio, frutado e vai combinar bem com muitos pratos "vermelhos". Será menos agressivo que um Cabernet Sauvignon, por exemplo.
Em vinhos mais elaborados e mais caros, sua presença irá demonstrar a tentativa de um vinho equilibrado e complexo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário