domingo, 30 de maio de 2010

O Connaisseur Acidental - Lawrence Osborne


Uma viagem irreverente pelo mundo do vinho

Mais um livro que recomendo para áqueles que além de beber vinho apreciam também um pouco de informação e principalmente reflexão sobre.

Lawrence escreveu um livro gostoso de ler e muito divertido. Essencialmente ele nos descreve, num tom muitas vezes crítico e minimalista, uma série de visitas e entrevistas com donos de vinículas. Deste Robert Mondavi até pequenos produtores do interior da França.

Seu olhar nos leva a uma visão diferentes muitas vezes, daquela romântica dos pequenos produtores ou da pujança dos grandes.


Um trecho do livro:

"Então me ocorreu que talvez o que eu buscasse, ao tentar chegar ao que era gosto, fosse uma espécie de maioridade. Essa busca talvez não fosse outra coisa senão uma viagem para sair da infância. No caso do vinho, era uma peregrinação que nos afastava da doçura do leite materno e nos encaminhava para os sabores "não naturais" da velhice perversa (porém sublime)! Da doçura à secura; da simplicidade à complexidade; da certeza a ambuiguidade."

Este mes este livro esta por apenas R$12.90 no Submarino.com

Vale muito a pena....

Um comentário:

  1. Ton,
    Uma forma encantadora de elaborar descrições. O fragmento destacado mostra sutileza e muita sensibilidade.Lindas palavras...

    ResponderExcluir