terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Misturar bebidas aumenta a ressaca?







Cena comum nestas épocas de festas. O sujeito acorda acabado, com gosto de cabo de guarda-chuva na boca (seja lá como isso é), e manda essa: "Estava tudo bem, até que misturei vinho com wiskey". Ou então, "estava na cerveja ai àquela dona trouxe uma caipirinha que me matou".

Pois é caros amigos, infelizmente tudo isso são apenas desculpas de bons beberrões. O único pecado se que comete misturando bebidas é que provavelmente você estará bebendo apenas por beber, onde o paladar e o prazer já se foram, é apenas beber e pronto.

Essa é uma daquelas lendas urbanas que seguem por gerações e gerações.



Na verdade a mistura em si não aumenta em nada o potencial "embebedor" de qualquer umas das bebidas envolvidas. O que conta é a quantidade de álcool que se esta ingerindo. Isso e mais nada.
Tudo se resume no quanto de álcool você botou para dentro.

Quando se faz misturas doidas (vinho com wiskey por exemplo), de certa forma seu paladar fica comprometido, e fica mais fácil perder a noção do quanto já se bebeu. Em festas isso é bem comum, pois os copos são trocados a todo momento e você não esta preocupado com a conta.

Outra armadilha são bebidas doces, que num primeiro momento até mesmo repõem um pouco de açúcar no organismo e também mascaram o paladar, mas logo logo o álcool ali presente aparece e te derruba.

Sendo assim, sendo bem civilizado, beba menos e misture aquilo que de certa forma tenham relações pelo menos complementares. Alguns exemplos:

Espumante com vinho branco e depois vinho tinto.

Wiskey de entrada e depois uma cervejinha.

Uma cervejinha e depois (durante a feijoada, por exemplo) uma caipirinha.

Ah, e fuja de bebidas de baixa qualidade (aquela cachaça que o amigo do primo do seu colega arrumou não sei aonde), vódkas de R$5,00 a garrafa. Wiskey de R$15,00 e por ai vai.

E água, muita água, antes, durante e depois....

Mas o bom mesmo é beber com moderação e apreciar o que se esta bebendo, degustando mesmo.
Ficar bêbado não é uma experiência muito boa e além do mais te coloca em situações de exposição e até mesmo risco (jamais dirija depois de beber).

Se de tudo não teve jeito corra para a farmácia mais próxima e os velhos conhecidos Engov e Sal de Fruta estarão lá para tentar salvar esta alma penada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário