terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sauvignon Blanc- uma uva, dois vinhos - Montes Toscani e Mapema

Dia desses tive a oportunidade de degustar dois vinhos diferentes da mesma uva. É uma experiência bastante interessante, pois nos permite comprovar o quanto o vinho pode ser surpreendente.
Estou falando do Montes Toscani - Sauvignon Blanc 2006, Uruguai e do Mapema - Sauvignon Blanc 2008, Argentina.

Achei um bom contraponto, principalmente porque o Uruguai ainda é pouco conhecido aqui no Brasil por seus vinhos. E sua uva mais popular é a Tannat.

Mas vamos aos vinhos:

Montes Toscani - Sauvignon Blanc 2006

Apesar de não ser um vinho muito jovem, apresentou características como se assim o fosse.
Na taça, verde claro límpido. No nariz, pêssego verde, maracujá verde, melão, pêra.
Na boca, um pouco áspero, bem agressivo, com uma acidez refrescante e interessante para um prato um pouco mais carregado (no caso, estava harmonizando com um fricassê de bacalhau).
Foi muito bem. Lembrou alguns vinhos verdes Portugueses. Muito interessante. Ótimo para dias mais quentes de verão.


Mapema - Sauvignon Blanc 2008

Esse Argentino de Mendonza, apesar de mais jovem, apresentou características bem diferentes que o remeteriam a um vinho mais "velho":

Na taça amarelo palha, levemente dourado. No nariz maracujá maduro, mel, pêssego em calda, casca de pão. Na boca, maduro, quase doce, redondo. Faltou um pouco de acidez. Foi bem com queijo e presunto. Eu diria que um vinho mais fácil e agradável.

Percebe-se então o quanto o vinho pode diferir e surpreender. Uma mesma uva, em Países próximos, dois vinhos bem diferentes.

Estes dois vinhos foram comprados pela internet (menu especial e imigrantes bebidas respectivamente) e estão na faixa de R$27,00.
Uma boa pedida com a oportunidade de conhecer e provar dois vinhos um pouco diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário