sexta-feira, 23 de julho de 2010

Falando de Uvas - Shiraz ou Syrah



Pouco comum aqui na América do Sul, esta uva tem grande popularidade na Austrália e África do Sul onde se adaptou muito bem e aparece em muitos rótulos de varietais.


Sua origem em princípio é também Francesa, porém é provável tratar-se de uma variedade de outras uvas menos comuns para vinificação.


Tem pele bem escura o que é bastante interessante na composição de vinhos de corte.


Na França aparece quase sempre em cortes junto com a Cabernet Sauvignon. Aqui pelos lados da Argentina e Chile os varietais produzidos não têm sido empolgantes.


Vindo do lado de lá, Austrália e África do Sul, surgem vinhos mais encorpados e bem frutados, mais ainda de taninos bem presentes fazendo destes vinhos uma opção bem característica.


Para meu gosto pessoal ela é uma uva perfeita para um vinho de corte, pois ajuda equilibrar e tonificar este vinho.



Um comentário:

  1. Tonani, já testou o chileno marinado com meteorito?

    "Foi lançado no Chile o primeiro vinho com uma infusão de meteorito. A pedra tem cerca de 4,5 bilhões de anos e veio do cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. A iguaria, a primeira e única até o momento, foi criada pelo astrônomo e enólogo britânico Ian Hutcheon. O vinho, um Cabernet Sauvignon, foi feito com as uvas de sua própria fazenda, no Vale Cachapoal, Chile. Depois de colhidas, as uvas fermentaram por 25 dias antes de ficarem um ano com o meteorito marinando. Ao final, a bebida foi misturada a outro Cabernet Sauvignon."

    abs,

    Gil

    ResponderExcluir