sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Falando de Uvas - Sangiovese e Nebiolo



Finalizando nossa série sobre uvas, chegamos as mais importantes uvas da Itália.

A Sangiovese é a uva dos Super Toscanos , dos Chianti e dos Brunellos de Montalcino. Vinhos poderosos, encorpados e de grande estrutura.

Por sua vez a Nebiolo é a uva dos Barolos. Vinhos lendários e cada vez mais famosos pelo mundo afora. Com grande estrutura e taninos marcantes, são vinhos notadamente de guarda.

Dificilmente você encontrará um vinho identificado por estas uvas, como os varietais típicos muito comentados aqui no blog.

Estas uvas, quando muito apareceram no contra-rótulo e nada mais. De modo geral tantos os Chianti, principalmente e os Barolos são vinhos de corte e, portanto compostos de mais de uma uva.

Para estes vinhos, não tem pechincha, não tem barganhas. Os bons vinhos são caros e não são facilmente encontrados em supermercados por exemplo. O melhor lugar para degustá-los e comprá-los e lá na Itália mesmo.....rsrs

Há muitas outras cepas (dezenas na verdade), mas me concentrei nas mais comumente encontradas. Mais de 90% dos vinhos disponíveis nas gôndolas e lojas virtuais são das uvas comentadas.

Acredito que com esta série meus caros leitores possam ter uma boa idéia das características e origem destas mais importantes uvas. Bom proveito a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário