terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Espumante sem bolhinhas. O que aconteceu?

Venho a algum tempo tentando entender este fenômeno: porque em determinadas situações os espumantes não produzem bolhas. Afinal um espumante sem bolhas seria o mesmo que um chopp sem colarinho. A bebida parece morta. Tinha em mente de que o espumante é que não estava bom. Mas vejam o que descobri:
Li um artigo que falava sobre este assunto. Tratava-se de uma pesquisa realizada na Universidade de Raims, localizada no coração da região de Champangne. O físico Gérard Liger Belair descobriu que pequenas impurezas nas taças aumentavam em muito a produção de bolhas. Então taças imaculadamente lipas não são boas para apreciar um espumantes, vejam só.
Ainda assim pude observar que determinadas taças produziam mas bolhas que outras . Mas intrigado fiquei quando mudei minhas taças de espumantes, e as bolhas sumiram. Imaginei então que estava faltando sujeira (rsrsrsrs). Mas mesmo com as taças sendo secas com papel toalha, o que deixa bastante resíduos nas paredes, as bolhas se recusavam a aparecer.
Resolvi então colocar as taças que tinha em prova. E vejam o resultado nas fotos abaixo.






Descobri então que taças muito grandes e principalmente com o fundo mais achatado não produzem bolhas muito bem, ou como neste caso, bolha alguma.
As taças devem ser então menores e preferencialmente com o fundo em formato de V. Combinação perfeita para muitas e muitas bolhas.
Mas afinal porque as bolhas são tão importantes?
Além do aspecto estético, que confere todo o charme a esta bebida, as bolhas tem papel fundamental na dispersão dos odores do espumante. Elas são o resultado do gás carbonico, oriundo da segunda fermentação, se dispersando. Sendo assim, tomar um espumante sem bolhas o fara com muito menos odores e consequentemente menos sabor.
É isto, taças não tão limpinhas assim e com o formato adequado.
Tim tim e boas festas a todos......

Nenhum comentário:

Postar um comentário