quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sequencia de Vinhos


Tai uma coisa bacana de se fazer, principalmente em um jantar ou mesmo degustação com amigos.
Seguindo a regra básica de se iniciar com brancos (ou um espumante, minha preferida) e ir evoluindo para vinhos mais encorpados ou extruturados.
Seria assim:
1 - Um espumante como aperitivo ou como primeiro vinho junto com a entrada.
2 - Um vinho branco mais encorpado, tipo um chardonay como segundo vinho, completando a entrada ou para o início do prato principal.
3 - Um vinho tinto, mais leve ou encorpado dependendo da comida. Se carnes leves, vinho leve, se pratos bem pesados, com molhos etc... vinho mais encorpado.
O intressante e ter a oportunidade de provar pelos menos 3 vinhos de uma única vez e equilibrá-los com o andamento do que esta comendo.
Num jantar típico, onde será servido um bom prato de carne vermelha, começar com um potente vinho tinto fica até mesmo agressivo.
Um vinho tinto, português por exemplo, pede comida, então ficar bebericando este vinho antes do jantar não fica bom. Na verdade até compromete o próprio jantar pois ele toma o lugar da comida, antes da comida.
Enfim, parece complicado, mas na verdade é apenas um hábito a ser exercitado e apreciado.
Vamos ao um exemplo:
beliscos de frios e quejos
prato principal um assado de carne vermelha
Uma garrafa de espumante (Degreville - No supermercado Mundial, sempre com bom preço) como entrada e drink de bem vindos para a thurma.
Uma garrafa de um bom chardonay (Algumas opções no Zona Sul) para os beliscos e começar a papeação.
Uma garrafa de tinto bem encorpado (Tarapacá Gran Reserva ou Dona Dominga Gran Reserva - Zona Sul outra vez), este já servido no jantar mesmo.
A depender do numero de pessoas pode-se suprimir o espumante ou o chardonay, mas a oportunidade da sequencia é sempre boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário