quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estou no Supermercado e resolvi comprar um vinho. O que levar?


Cena comum em frente as gôndolas de vinhos em algum supermercado. A pessoa olha, olha e meio perdida acaba usando o critério do preço, geralmente optando por algo a meio termo entre os vinhos mais populares. Mas fica muito na dúvida se esta comprando corretamente e se efetivamente àquele vinho irá agradar.
Se você não é um experimentador compulsivo (categoria que me incluo), tente usar os seguintes critérios básicos:

1 – Com o que este vinho será tomado?

Esta pergunta é muito importante, pois se você tem em mente um jantar ou apenas bebericar com aperitivos, a diferença será grande na hora da escolha.
Vejamos:

Se for para acompanhar um jantar, é provável que você tenha já definido qual será o prato principal. Sendo assim é ele que deve ser seu guia na hora da escolha do vinho:

Pratos “vermelhos” e/ou condimentados (carnes vermelhas, massas bem encorpadas, molhos condimentados, etc...), irão pedir um vinho tinto (primeira fase da escolha). Quando mais encorpado/estruturado o prato, mais assim também deve ser o vinho (segunda fase da escolha).

2 - E como identificar isto no meio de tantas marcas e origens?

Vinhos jovens e em especial os do novo mundo (no nosso caso, principalmente Chile e Argentina) serão em princípio vinhos leves e bem frutados, o que lhes confere a característica de corpo médio sem muita estrutura.
Vinhos de safras mais anteriores (estamos em 2010, portanto vinhos de 2006 ou anteriores e com a indicação de Gran Reserva ou Reserva), já começam a entrar na classificação de vinhos mais encorpados e estruturados. Vinhos da Europa, de safras anteriores provavelmente indicam também vinhos com mais estrutura e corpo. (veja bem que isto é apenas uma indicação, não uma regra, por isto é importante estar sempre experimentando).

3 - Se o prato é “branco” e leve (peixes grelhados, frango em molho leve, massas com ricota e espinafre, etc....) um vinho branco é o mais indicado.

Neste caso, a uva irá nos guiar mais facilmente quanto a estrutura e corpo. A campioníssima Chardonay costuma ser uma boa pedida sempre, pois resulta em vinhos bem agradáveis e de corpo médio o que combina com quase tudo.
Outras uvas como a Sauvignon Blanc, Riesling, Semillon, tendem a produzir vinhos mais leves e refrescantes o que confere uma boa opção.
Os brancos de Portugal (especialmente os Verdes) são também bem refrescantes e combinam bem com peixes e petiscos leves.
4 - Mais se a opção é bebericar com petiscos, opte por vinhos mais leves e frutados e dê especial atenção aos brancos. Um espumante costuma fazer um bom par neste casamento.

E lembre-se, estes aperitivos devem ter um critério, pois coisas muito díspares irão complicar uma harmonização razoável. Assim sendo, queijos muito fortes (roquefort, por exemplo), salgadinhos apimentados, frituras em geral, não irão combinar com frios, queijos leves, sopas, canapés etc...
Enfim, imagine o que irá comer, sua cor e sua intensidade. Dai parta para as gôndolas já filtrando suas opções.

Um comentário:

  1. Arnaldo, gostei do seu blog.

    Também tenho um blog de vinhos, com um amigo.

    Dê uma conferida.

    Abraço,
    Rodrigo

    esseeutomei.blogspot.com

    ResponderExcluir