quarta-feira, 14 de abril de 2010

Vinho Tinto no balde de gelo. Pode?


O assunto é recorrente e muitos já escreveram sobre. Porém, volta e meia sou arguido sobre este tema. Então ai vai:
O mantra de que vinho tinto se bebe na temperatura ambiente já esta caduco e todo mundo sabe que isto se refere a Países / Regiões de clima temperado. Mesmo assim, nestes locais não é esta a temperatura ambiente durante todo o ano. Portanto, antes de tudo o importante é que a guarda do vinho seja feita na temperatura adequada. Se você tem uma adega climatizada, algo em torno de 15°C ajustado é bem razoável. Bons restaurantes sempre terão uma adega climatizada.
Assim, uma vez servido o vinho irá aquecer lentamente e ao final da garrafa provavelmente estará a temperatura ambiente. É claro que estamos falando de temperaturas ambientes razoáveis para se apreciar um vinho tinto. Mesmo em lugares frios, nos recintos que normalmente se esta tomando vinho, a temperatura provavelmente estará por volta dos 23 °C, considerada a temperatura de conforto. Então esta elevação não será tão rápida e em certos aspectos irá até beneficiar a degustação, nos permitindo observar as variações que irão ocorrer.
E o vinho no balde de gelo? Pois é, se isto é necessário é porque provavelmente ou o vinho estava armazenado de forma incorreta (muito acima dos 15°C mencionados), ou esta fazendo um calor danado. Neste caso eu tenho uma sugestão: saque uma loira bem gelada e deixe este vinho para um dia mais propício. Outra opção: um espumante, ai sim no balde de gelo, vai fazer bonito e é bem agradável.
Gelar um vinho tinto vai fazê-lo ficar muito tânico (prendendo a boca) e seus odores e sabores irão desaparacer. Uma leve resfriada para contornar um imprevisto é razoável, mas sempre com a atenção de não deixá-lo ficar muito frio.
A propósito, a temperatura ideal para vinhos tintos é entre 16 °C e 18°C. Menos para vinhos leves e ligeiros e mais para vinhos mais estruturados e encorpados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário