terça-feira, 4 de agosto de 2009

Vinho do Porto, Jerez e Vinho Madeira

Mais três vinhos que poderíamos chamar de "diferentes". Estes vinhos têm em comum o fato de serem vinhos fortificados. Fortificados porque eles têm adicionado aguardente vínica (cachaça de vinho) em sua elaboração. Portanto são vinhos com o teor acoólico muito maior do que os vinhos tradicionais. Sua graduação fica entre 18° a 24° Gl.

Apesar desta semelhança fundamenteal eles têm características muito próprias. Vejamos então:


- Vinho do Porto: Produzido em Portugal. Há vinhos tintos e brancos. Os tintos são os mais comuns e podemos encontrá-los com até 40 anos de envelhecimento em barricas de carvalho. Estes vinhos atingem altos preços e são considerados preciosidades.

Mas há muito bons vinhos do porto por preços que variam de R$40,00 a R$100,00.
Essencialmente trata-se de um vinho de sobremesa, pois além de muito alcoólico ele também e levemente adocicado, pois sua fermentação é interrompida antes que todo o açúcar presente no mosto seja transformado em álcool (método parecido com os vinhos de sobremesa - latest harvest).
Deve ser servido levemente resfriado (14°-15°) antes ou junto com a sobremesa, em cálices.




- Jerez ou Xerez : Produzido principalmente na Espanha na região da Andalucia (Jerez de la Fronteira, Sevilla). Há uma variedade enorme de Jerez, mas os mais comuns são bem secos e alcoólicos. São normalmente servidos como aperitivos levemente resfriados (14°-15°). Na Espanha, mesmo no verão é comum ser servido a temperatura ambiente.






- Vinho Madeira: Basicamente é produzido como o vinho do porto, porém somente na Ilha da Madeira. Isto faz com que este vinho tenha características próprias em função do tipo de terreno e clima bem típicos de ilha. Da mesma forma deve ser servido no final da refeição levemente resfriado.

Por se tratarem de vinhos que toma-se como um licor, mantê-lo depois de aberto costuma ser um problema, pois dificilmente consome-se uma garrafa inteira em uma única refeição. Sendo fortificado, seu tempo de deterioração é bem maior que um vinho comum, mas vai ocorrer do mesmo jeito. Aconselha-se então guardá-lo fechado (não com a própria rolha, mas com um tanpa própria. Há no mercado diversos modelos que permitem um boa vedação) de preferencia na adega e em pé.




Nenhum comentário:

Postar um comentário