quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vinho tem tanto cheiros assim?


Pois é, não há como não ficar se perguntando se vinho tem mesmo tanto cheiros assim. Ao ler uma revista, artigo no jornal ou internet, o sujeito prova um vinho e lá vem aquela lista enorme de cheiros encontrados, parecendo que ele esta dentro de um Ceasa concentrado. Alguns então sentem "cheiro do suor de gazela correndo pelos bosques do sul da França". É chocolate, pimenta, noz, fruta madura,ameixa, couro, terra, café, melão, pera, maracujá, flor,.... uma lista realmente muito grande.
Num primeiro momento a maioria dos simples mortais que quer apenas tomar seu vinhozinho, fica até deprimido, pois ou o cara que descreve isso tudo tem um analizador de particulas no nariz ou não entendemos nada de vinho mesmo.
Bem, como uma querida amiga sempre diz, nem tanto a tanto nem tanto a pouco.
Antes de falar do cheiro dos vinhos, é importante que entendamos como nós funcionamos no que se refere ao olfato e paladar. É isso mesmo, olfato e paladar estão muito ligados. Já reparou que quando estamos com o nariz entupido tudo que comemos fica sem gosto. Há uma razão muito simples: nosso paladar só funciona se o olfato funcionar. Nosso cerebro só reconhece os gostos se conseguir captar os odores. Então para que possamos degustar qualquer coisa (comida ou bebida) o olfato tem que estar acionado e funcionando.

Portanto prestarmos atenção ao cheiro de algo antes de comê-lo ou bebê-lo faz parte de nossa natureza.

E há ainda o aspecto visual do que esta a sua frente.

Então, exageros à parte, ver, cheirar e sentir o paladar trata-se de um conjunto de sensações que nos da a essência do prazer quando estamos comendo ou bebendo algo.

Mas respondendo a pergunta do tópico. Vinho tem tanto cheiros assim mesmo? Pois é, tem.

Por um daqueles caprichos da natureza, os vinhos nos brindam com uma gama muito grande de odores, que em se tratando de um vinho mais elaborado chama-se "buquet".

Estes odores estarão relacionados com todo o processo de produção daquele vinho e os mais importantes são: a uva ou uvas utilizadas em sua composição, o chamado "terroir" (se pronuncia terroar e significa o conjunto solo/clima de uma região produtora), o método de envelhecimento (tipo de barricas) e o tempo de guarda na garrafa.

De um modo geral os vinhos tintos terão odores de coisas escuras (ameixa, amora, chocolate, café, pimenta, couro, madeira, etc...)

Os vinhos brancos, coisas brancas (abacaxi, maracujá, melão, mel, casca de pão, etc...).

Encontrar os odores de um vinho é um exercício associado a sua memória olfativa. Requer treino e habilidade. Algumas pessoas têm esta memória muito boa e tem também o seu olfato bem apurado.

Mas para quem quer apenas tomar seu vinho, não se preocupe tanto se voce não encontrou tantos cheiros assim em um vinho. Num primeiro momento o cheiro tem que lhe agradar, da mesma forma que o cheiro de uma comida o tem.

Se você tem curiosidade, vá treinando e tentando identificar o que um determinado vinho tem de mais marcante. Aos poucos você vai antes mesmo de beber, já ter uma boa idéia do que irá tomar. É bem legal isso, mas nada tão fundamental assim.

Afinal não é porque você não tem a nareba do Robert Parker (aquele que tem o nariz segurando em 1 milhão de dólares) que você vai deixar de curtir um bom vinho certo?







2 comentários:

  1. Interessante o artigo.
    Posso mencioná-lo em nosso site?


    Um brinde,

    Denys Roman
    CAVE ANTIGA
    www.caveantiga.com.br
    www.twitter.com/caveantiga

    ResponderExcluir
  2. Claro amigo, fique a vontade....será uma honra

    ResponderExcluir