segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vinhos Portugueses - Curiosidades

Antes de falar propriamente sobre os vinhos Portugueses, não posso deixar de falar sobre os nomes de alguns vinhos portugueses, pois são muito interessantes.
Veja só a criatividade dos nossos patrícios:

Periquita

Pera Manca

Cabeça de Burro

Porca de Murça

Dão

Cartuxa

Fico imaginando como seria uma pera manca :))))
Enfim, são nomes bem curiosos e no mínimo chamam a atenção, pois dispensam aqueles nomes chiques dos vinhos Franceses por exemplo.
A foto acima é uma propaganda do Periquita, e esta escrito o seguinte: "Periquita, o vinho para voce cair de boca" . Bem ousado não é mesmo? Achei ótimo.

Mas, agora falando dos vinhos propriamente ditos, da lista acima, o Pera Manca é considerado um vinho de primeiríssima linha. Aqui no Brasil ele custa entre R$400,00 e R$500,00.
Mas há muitas boas opções a preços mais módicos, como o próprio Periquita, o Montado (já apresentado em outro tópico., como o Cartuxa também). Um que gosto muito e tem um preço muitas vezes razoável é o EA, que é da mesma vinícula do Cartuxa (a Eugênio Almeida).
Uma característica marcante dos vinhos Portugueses é seu perfeito casamento com comida. Vinho Português pede comida. Comida mesmo. Nada de queijinhos, frios, etc... Ponha comida na mesa e você terá uma combinação perfeita.

2 comentários:

  1. Periquita é muito bom! Moro na fronteira com Uruguai e adquiro ele em freeshops por 7 dolares. o Reserva entao!!! espetacular

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Eliana, moro em Manaus Amazonas, também experimentei a Periquita, apesar do nome sugestivo e interessante, eu gostei e tem um bom preço.

    ResponderExcluir