sábado, 3 de outubro de 2009

Abrindo um Espumante



Já havia demonstrado a abertura de uma garrafa de vinho, vai ai mais um vídeo, agora com a abertura de um espumante.

Da mesma forma, é impressionante os erros possíveis, e neste caso até perigosos neste ato.

O risco tem a ver com a pressão em uma garrafa de espumante. Geralmente esta pressão é de cerca de 6 Atmosferas (6 atm). Esta pressão pode lançar a rolha com força razoável a ponto de ocasionar um acidente. Ha inúmeros casos relatados de rolhadas nos olhos, cabeça, rosto, etc...

Apesar da cena de lançamento da rolha ser sempre associada a abertura de um espumante, na verdade não se deve fazê-lo. Primeiro pelo risco de acertar alguém, segundo pelo desperdício do precioso líquido ali presente. Afinal banho de espumante ou de champangne só mesmo para os abastados corredores de fórmula 1 certo? Ou então faça isto com Cidra.

Vamos ao procedimento:

1 - Localize o lacre da cápsula. Normalmente há uma fita cortante ou o mesmo é pontilhado no ponto de corte. Retire-o totalmente.

2 - Com uma pequena tolha de serviço (pode um pano de prato ou até mesmo duas toalhas de papel) cubra e segure firmemente a rolha junto a garrafa.

3 - Desenrrosque o a gaiola de arame que mantêm a rolha presa.

3 - Gire devagar mas com firmeza a rolha para a esquerda e direita. Com dois ou três movimentos a rolha já começa a se desprender.

4 - O "poc" característico irá indicar que ela já esta solta.

5 - Deposite a rolha (jamais dentro do balde de gelo, afinal ele não é lixeira).

6 - Com a mesma tolha de serviço segure a garrafa pela base e sirva uma pequena quantidade nas taças. A idéia e fazer a base. Se enchê-la de primeira, pode ser que venha a transbordar.

7 - Complete as taças até mais ou menos a metade. Nunca encha até a boca, pois é importante que fique espaço no copo para os odores se apresentarem e também porque com muita quantidade, o espumante irá esquentar mais rapidamente.

8 - Volte com a garrafa para o balde e coloque a tolha de serviço ao redor do gargalo.

Dai em diante fica por sua conta, afinal um espumante ou champangne esta associado a comemorações, festividades ou apenas uma homenagem a boa companhia que esta com você.



Tim tim.



2 comentários:

  1. Boa matéria,

    Podemos colocá-la em nosso site, com a devida referência de fonte?

    Um brinde,

    Denys Roman
    Cave Antiga
    www.caveantiga.com.br
    www.twitter.com/caveantiga

    ResponderExcluir