domingo, 13 de junho de 2010

Chateau Yon Figeac - 2003 - Gran Cru Classé


Estava com este vinho a 2 anos em minha adega e havia esquecido suas referências e o tomei, digamos assim um tanto descompromissado. Isto é muito interessante, pois ao tomar um vinho famoso ou muito recomendado, há ai uma tendência de achá-lo realmente bom.

Neste caso o descompromisso e a casualidade me permitiram então uma percepção isenta.
E o vinho é danado de bom. Muito bom. Não se trata de um vinho potente, com os supertoscanos descritos no tópico anterior. É um vinho elegante, muito equilibrado e com tudo no lugar certo. Macio, intenso com discrição, o que lhe da um conjunto harmonioso e equilibrado, redondo. Muito agradável.

É um corte de 80% de Merlot e 20% de Cabernet Franc. Nota-se claramente a maciez típica da Merlot. A Cabernet Franc entra dando estrutura e a acidez para torná-lo muito bem equilibrado. Este vinho é um representante muito importante dos vinhos de Bordeaux, porém não os famosos do Médoc. Ele é da região de Saint Emilion. Esta região tem também suas denominações de origem. Neste caso este é um Appelation St Emilion Grand Cru Contrôllé. Os vinhos desta região estão fazendo muito sucesso, pois não tem ainda os preços estratosféricos dos irmão famosos do Médoc, mas são vinhos excelentes.
O vinho:
Na taça vermelho rubi com bordas violáceas.

No nariz, frutas vermelhas secas, tabaco, especiarias, nozes, tudo discreto e elegante.

Na boca, um vinho espetacular, gostoso, macio e aveludado.

Um dos melhores vinhos que já tomei nos últimos anos.

Difícil de encontrá-lo por aqui, mas se vais para Europa, procure nos free shoppings de lá. Na França sai por cerca de 30,00 euros.
Na importadora Gran Cru esta por R$280,00....




Nenhum comentário:

Postar um comentário