sábado, 26 de junho de 2010

Falando de Uvas - Chardonnay

Entre as uvas brancas não há uma que seja tão popular e tão cultivada como a Chardonnay (se pronuncia chardoné ). Nativa da França, na Borgonha, esta uva é cultivada em todo mundo.

É a uva mais plantada do mundo. Em algumas regiões produtoras, como Nova Zelândia e África do Sul, é a primeira referência em vinhos.

De fácil plantio e manejo, adaptou-se muito bem em diversos tipos de solo.

Por ser uma uva de pouca estrutura, sua vinificação é melhorada com passagem em barris de carvalho, tal como os vinhos tintos. Desta forma ganha cor e aromas amanteigados e macios.

É uma uva que expressa muito bem o chamado "terroir" de um lugar, pois é o solo que vai ficar marcante nela e portanto no vinho também. Se o terreno é de calcário, este aspecto mineral estará no vinho. Se próximo ao mar, o frescor e até mesmo a salinidade aparecerão.

Mas seu grande destaque é ser composição na grande maioria dos espumantes, inclusive o Champagne. Junto com as Pinot Noir e Pinot Meunier nos brindam com este vinho maravilhoso.

Dos vinhos que mais temos acesso, os Chilenos em minha opinião, têm os melhores Chardonnays.
Considero os vinhos desta uva "fáceis" de se beber e então uma ótima opção como primeiro vinho àqueles que desejam se iniciar a este bom prazer.

Bebericar um bom Chardonnay no final da tarde com uns petiscos é tudo de bom...


Nenhum comentário:

Postar um comentário