quarta-feira, 16 de junho de 2010

Beronia Reserva - 2005


Este é uma daqueles casos em que surpresa e decepção se unem. Havia provado deste vinho há uns quatro anos e naquela ocasião foi uma agradável surpresa, pois um vinho de cerca de USD$20,00 estava muito bom e com uma riqueza digna de um grande vinho.
Recentemente passando pelo Free Shopping do Rio de Janeiro, me deparo com este vinho uma vez mais.
Bem, mais ai veio a decepção. Independente de qual seja o vinho, em sendo um Rioja, Tempranillo, Reserva, espera-se algo no mínimo bom. Tradicionalmente os vinhos da Rioja são ricos, encorpados, persistentes e principalmente equilibrados. Há uma razoável constancia nestes vinhos, pois as regras de produção são bem restritivas (em um reserva, mínimo de 1 ano em barrica e mais 2 anos em garrafa, para finalmente serem liberados para venda) e a qualidade média sempre muito boa.
Mas este vinho esta quadrado. O que mais chamou a atenção foram um cheiro e gosto muito acentuados de madeira nova (mais precisamente carvalho americano pouco tostado). Dá a impressão inclusive do uso de paquetes (método utilizado para acelerar a passagem do gosto de madeira para o vinho, utilizando-se de barricas mais pedaços de madeira inseridos nestas barricas).
Talvez um problema exclusivo desta safra, mas fica aqui minha impressões.
O vinho:
Na taça vermelho rubi intenso com lágrimas abundantes.
No nariz madeira, madeira nova e crua. Um pouco de frutas vermelhas e mais nada. Vinho fechado
Na boca um gosto muito acentuado de madeira e baunilha, muito desequilibrado.
Enfim, um vinho que aqui no Brasil esta sendo vendido por cerca de R$120,00 é no mínimo decepcionante mesmo.
Não vale a compra.


3 comentários:

  1. voce nao entende nada este vinho e'show

    ResponderExcluir
  2. Realmente vc não entendeu esse vinho, ou sua garrafa estava com defeito. Esse vinho acabou de receber 91 pts da Wine Spectator e ficou em 52º no seu Top 100. Muito estranha sua opinião!!

    ResponderExcluir
  3. Este vinho e um show !!! tenho mais de 72 garrafas dele , e é sempre otimo, tente novamnete

    ResponderExcluir