terça-feira, 22 de setembro de 2009

Argentina X Chile



Em função da proximidade com nossos hermanos Argetinos e Chilenos, já faz alguns anos que vinhos destes dois países vêem desembarcando aqui com muita frequencia. Em certas lojas ou gôndolas de supermercados muitas vezes só há vinhos destes dois países.
Eles vêm competindo muito bem em nosso mercado, pois de um modo geral oferecem vinhos relativamente bons por um preço bem camarada.

Ai a pergunta inevitável acaba surgindo entre amigos: afinal quem produz melhores vinhos, Argentina ou Chile?

É claro que a resposta para esta pergunta não pode ser simples. Afinal, definir se um País produz melhores vinhos que outro não é uma tarefa fácil, não só pela enorme quantidade de vinhos disponíveis como também pela subjetividade deste conceito.

Argentina e Chile passaram nos últimos 15 a 20 anos por uma verdadeira revolução no aprimoramento da produção de seus vinhos. Portanto o que estamos vendo hoje em dia é o resultado desta revolução. Veja na foto abaixo quanto custa no Chile um litro de vinho Santa Helena (quem não conhece não é mesmo?). Convertido é cerca de R$5,00.


Na Argentina da mesma forma há vinhos tais como o Santa Helena por valores idênticos.

Bom, mas voltando a pergunta: Quem produz os melhores vinhos? Nas oportunidades que tive de visitar estes dois Países fiquei com as seguintes impressões:

1 - Os Argentinos produzem uma variedade muito maior de rótulos que os Chilenos.
2 - Os Argentinos bebem muito mais vinho que os Chilenos.
3 - Qualquer pequeno supermercado em Buenos Aires ou Mendoza tem uma imensa variedade de rótulos a disposição. Coisa que não acontece em Santiago ou cidades próximas as regiões produtoras. Em Santiago só consegui conhecer uma única grande loja de vinhos (que se intitula a maior loja de vinhos da América do Sul).
4 - Os vinhos básicos e medianos Chilenos têm todos os mesmo jeitão: frutados e bem acoólicos.
5 - Na Argentina mesmo falando somente da sua uva principal, a Malbec, provei vinhos bem variados e muito ricos.

Com esta lista poderia se dizer então que os Argentinos estão na frente. Não é tão simples assim, pois são minhas impressões e como disse provavelmente subjetivas.

Mas não posso negar que em visita aos dois Países, na Argentina fiquei mais bem impressionado.
Inexplicavelmente os vinhos mais populares Argentinos que encontramos por aqui, são de um modo geral vinhos muito simples mesmo. Ai toda aquela riqueza encontrada por lá só fica acessível quando estamos por lá.

No Chile há rótulos fantásticos, porém repetindo, fiquei com a impressão de que a Argentina os tem em bem maior quantidade.

Enfim, se tiveres a oportunidade não deixe de visitar a Argentina, especialmente Mendoza. Tenho certeza de que será uma excelente experiência e uma boa oportunidade de provar vinhos muito bons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário