segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Visita as Vinícolas


Assim que se começa a gostar de vinho e quase natural incluir nas
viagens de férias algum pais ou região que produza vinhos.
Afinal, nada como estar junto à fonte.
Tradicionalmente há sempre inúmeras opções de visitas às vinículas nas regiões produtoras do mundo todo.

Mas e ai, estas visitas são boas mesmo ou uma furada?

Pois é, as visitas tanto no Brasil como em Países como Chile e Argentina viraram um tradição e são muito parecidas. O formato é mais ou menos o mesmo, com um giro pelas instalações e depois uma pequena degustação dos vinhos mais populares da vinícola. Algumas vinícolas cobram uma pequena taxa que inclui a degustação e uma taça com o logotipo da vinícola. No final sempre tem a lojinha da vinícola com vinhos e acessórios (eu sempre compro um abridor para minha coleção).

Eu diria que para quem nunca teve a oportunidade de visitar antes vale a pena pela curiosidade. Mas de um modo geral as visitas são muito superficiais e os vinhos servidos são os mais simples mesmo.

Para quem quer algo mais há vinícolas que tem programas de visita mais completos e também com vinhos mais elaborados e é claro a um custo bem maior. Tanto no Chile como na Argentina há agências de turismo especializadas neste tipo de visita. Uma rápida pesquisa na internet vai mostrar muitas opções.

Portanto, se pretendes ir em viagem a algum País que seja um produtor, vale a pena tirar um dia para visitar pelos menos umas duas vinícolas e conhecer um pouquinho de como se faz nosso precioso e amado vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário