sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Iniciação




Tenho ouvido de amigos o seguinte depoimento: "eu até gostaria de começar a beber vinho, mas não sei por onde começar".

Acho que a dúvida é bastante razoável, pois para quem nunca tomou vinho ou somente vinhos baratos doces, fica realmente difícil decidir qual vinho e principalmente como tomá-lo.

Pois bem, vai ai algumas dicas que acho poderão ajudar àqueles que pretendem se iniciar ao vinho:

Primeiramente uma pequena explicação para quem não esta acostumado com os vinhos ditos "secos", de porque inicialmente o vinho parece tão agressivo ao paladar:

Especialmente aqui no Brasil o uso do açúcar é muito elevado. Há vários fatores para isto desde aspectos culturais e até mesmo o fato do açúcar aqui ser muito barato. Desta forma, desde muito cedo consumimos muito açúcar e então nosso paladar fica "viciado" em coisas sempre muito doces, especialmente as bebidas (chá, café, sucos, mamadeiras das crianças, etc...).
Nossos chocolates, por exemplo são muito mais doces que os congêneres da Europa. Nossos refrigerantes também.
Assim ao se deparar com uma bebida não doce e ainda por cima com certa dose de acidez, nosso paladar entranha mesmo.

O açúcar também tem características de tamponamento. Ele literalmente entope nossas papilas degustativas. Tente tomar um gole de café, mesmo que adoçado normalmente depois de comer uma colher de doce de leite. O café parecerá completamente sem doce.

Entendido este fenômeno vamos tentar então "desarmar" esta armadilha do paladar:

O ideal é começar degustando vinhos mais "macios" e leves. Vinhos que não sejam complexos e que não exijam muito ou até mesmo que custem muito.
Eu sugeriria começar com um vinho branco, um Sauvignon Blanc pode ser uma boa pedida.
Se preferes um tinto, tente algo como o Alentejano Montado apresentado neste link http://vinhoevida.blogspot.com/2009/07/montado-alentejo.html.
Um branco poderia ser o Dignus apresentado neste link http://vinhoevida.blogspot.com/2009/09/dignus-sauvignon-blanc.html.

Sendo o branco, coloque-o na geladeira por cerca de 30 min, e caso não tenha um balde de gelo, volte com ele a geladeira durante a degustação.

Esteja com sua boca "limpa". Isto quer dizer sem gostos fortes antes como pasta de dente, doces, outras bebidas, etc... Um bom "limpador de boca" são torradas.

Coloque uma pequena quantidade na taça (de cristal preferencialmente e do tamanho pequeno).
Observe a cor do vinho. Segurando a taça pela haste, coloque-a contra um fundo branco e tente imaginar o sabor que este vinho terá observando sua cor.

Depois leve a taça ao nariz (não tenha vergonha, coloque o nariz dentro da taça mesmo). Aspire profundamente. Tente encontrar algum cheiro conhecido.

Gire a taça vigorosamente, sempre pela haste. Aspire novamente. Neste vinho procure por odores de frutas brancas como abacaxi, melão, pera, um pouco de mel, odores cítricos de um modo geral...

Leve a taça a boca e sorva uma pequena quantidade. Não engula imediatamente. Deixe o vinho um tempo circulando-o em toda a boca, privilegiando principalmente as laterais de língua. Engula devagar.

Espere alguns segundos e tente absorver este paladar e só então tome um segundo gole. Veja que é muito importante a associação da cor, odor e paladar. Como já postei aqui, sem o odor, não sentiríamos o gosto de nada.

Se fores degustar um tinto, o processo é o mesmo (menos os 30 min de geladeira).

Tente fazer isto associado a uma boa refeição. Algo "branco" e leve para o vinho branco e algo mais "vermelho" ou levemente encorpado para o tinto, no caso das sugestões.

Ajuda muito também fazer isto ao lado de um boa companhia, afinal vinho é para se beber a dois ou com amigos.




A idéia não é "converter" ninguém, mas apenas dar um ajudinha. Começando devagar e da forma certa há grandes chances de você se tornar muito em breve um também apreciador, quiçá enófilo :)))

Boas degustações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário