sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Praga dos Lambruscos



Não dá para deixar de notar a verdadeira invasão dos Lambruscos aqui no Brasil. A bebida tem-se tornado popular, pois tem agradado principalmente as mulheres e, além disso, há lambruscos por até R$10,00 no mercado. Estes lambruscos são geralmente os do tipo doce.

Acontece que esta invasão, idêntica a que ocorreu na década de 90 com as famosas garrafas azuis de vinhos alemães (Liebfraumilch), tem sido de vinhos de baixa qualidade, muito ruins mesmo. Faça as contas: um vinho importado custando cerca de 10 reais aqui no Brasil, quanto custa na origem? Pois é, não deve ser alguma coisa muito boa não é mesmo?

Mas não se deixe enganar, há excelentes lambruscos no mercado e que representam com dignidade esta bebida muito interessante. Há lambruscos tintos, brancos e rosé. São produzidos majoritariamente a partir da uva Lambrusco, dai seu nome. São levemente gaseificados (frisante). Os mais sofisticados são do tipo seco (sem açucar), mas há também rótulos importantes adocicados. Podemos dizer que um Labrusco é um meio termo entre um vinho e um espumante. Comparando com os espumantes seriam como um Brut (não doce) e um Demi-Sec (levemente adocicado).

Um rótulo interessante seria o Lambrusco Chiarli Grasparossa Di Castelvetro Amabile. Custa cerca de R$30,00.



É claro que o gosto de cada um não se discute, mas com já escrevi aqui, tendo a oportunidade de provar um vinho de qualidade, provavelmente iremos optar por este.
Recentemente apresentei a um querida amiga a uma Moet Chandon (Chanpagne Francês), e ela até então apreciadora de lambruscos disse o seguinte: "mas isso aqui é muito bom heim!"
Então é isto, não se apaixone por um Lambrusco qualquer antes de conhecer um bom Champagne Francês...rsrsrsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário