segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lágrimas no Vinho. E vinho chora?




Esta é uma expressão bastante interessante não é mesmo. Pois é, vinho chora sim...

Bem, não é exatamente choro. Denominamos lágrimas o vinho que escorre pelas bordas da taça logo depois que giramos o vinho.
O giro tem como principal função oxigenar o vinho, liberando melhor seus odores. Como consequencia, temos o escorrimento de vinho pelas bordas da taça. A forma deste escorrimento irá nos dar uma idéia das características deste vinho. Lágrimas finas que escorrem rápido estarão associadas a vinhos com menor teor acoólico e também menos viscosos. Provavelmente este vinho será menos encorpado.
Lágrimas mais espessas e que escorrem mais lentamente, por sua vez irão indicar um vinho mais encorpado e com maior teor alcoólico.

Não é regra, mas lágrimas mais viscosas estão presentes tambem em vinhos com maior estrutura e que provavelmente aguentariam um maior tempo de guarda.

Mas se você só comprou uma garrafa não vai dar para voltar a traz hehehehehe.....
Por isso raramente compro somente uma garrafa de um vinho para primeira prova. Se é muito bom e se tem potencial, tenho um segunda garrafa para uma outra oportunidade. Se é ruim, tenho um vinho para tempero ou para dar de presente para aquele seu amigo enochato....e que não seja eu a vítima rsrsrsrsrs...

Um comentário: