quarta-feira, 1 de julho de 2009

Abrindo uma garrafa de vinho

Ai esta um video mostrando a forma correta de se abrir uma garrafa de vinho fazendo uso do abridor de 2 estágios que mencionei anteriormente.
O passo a passo seria o seguinte:
1 - Com o estilete da parte posterior do abridor corte o encapsulamento da garrafa. O ideal é tentar fazer isto sem girar a garrafa, mas não é nada tão fundamental assim. O importante é que não fiquem arestas do encapsulamento ou que com um corte mal feito, você fique com dificuldades de retirá-lo. Mas não se desespere, caso algo de errado, não tenha dó, corte todo o encapsulamento fazendo um corte de baixo para cima e pronto.
2 - Feche o estilete (isto é importante, pois você pode se cortar acidentalmente), abra o encaixe e o sem-fim.
3 – Posicione o sem-fim no centro da rolha e introduza o máximo que puder.
4 – Gire então o abridor até que praticamente todo o sem-fim esteja inserido na rolha.
5 – Encaixe o primeiro estágio na borda da garrafa. Você deve manter o encaixe no lugar com a mão esquerda, pois certas garrafas têm a borda muito lisa ou abaloada e o estágio escorrega.
6 – Faça o movimento de alavanca com a haste do abridor. Quanto mais recuado posicionar a mão, menor será a força necessária.
7 – Quando cerca de metade da rolha já estiver retirada, troque o estágio, lembrando-se antes de reposicionar o estágio anterior.
8 – Faça então o segundo e último movimento de alavanca. Faça-o bem lentamente, pois pode espirrar um pouco de vinho.
Pronto, agora é só aproveitar o seu vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário