quarta-feira, 15 de julho de 2009

Rolha Sintética e Rolha de Cortiça, qual a diferença?

Volta e meia tenho sido questionado por amigos que se surpreenderam ao encontrarem uma rolha "diferente" ao abrirem um vinho. A rolha é meio estranha, muito lisa e parece ser de plástico. Pois bem, elas são de plástico (poliestireno, EVA, etc...) ou mistas, onde se faz uma composição com restos de cortiça e plástico.
De um modo geral, estas rolhas são hoje mais comuns em vinhos mais simples, sobretudo os brancos. Mas há uma tendência bem forte de que cada mais vez se faça uso destas rolhas, pois seu custo é bem menor e ainda têm a vantagem de jamais contaminar o vinho, o que pode acontecer com as rolhas de cortiça (bouchonet, que deixa o vinho com cheiro e gosto de mofo).
Portanto, não necessariamente um vinho com rolha sintética será um vinho ruim.

As rolhas de cortiça são produzidas principalmente por Portugal, Espanha e Argélia. São na verdade a casca de uma árvore chamada Sobreiro. Desta forma, pode-se facilmente imaginar que se trata de um recurso finito e que haverá naturalmente um contínuo aumento em seu custo.



As vinícolas mais tradicionais afirmam que jamais irão fazer uso das rolhas sintéticas, pois elas não permitiriam o que a natural porosidade das rolhas de cortiça permite: a micro oxigenação do vinho, item fundamental no processo de amadurecimento do vinho e de sua evolução.
Por outro lado, alguns fabricantes já anunciam rolhas sintéticas que permitiriam esta característica.
Como se vê é um assunto que levanta polêmica e como tudo no mundo do vinho, muitas discussões apaixonadas.
Em resumo, não fique sugestionado ao abrir um vinho com rolha sintética. E nem fique todo contente pelo fato de seu vinho estar com uma rolha de cortiça. Há muitos outros fatores de irão definir a qualidade de um vinho e este item é apenas um detalhe.

Um comentário:

  1. Olá.
    Tomei um Trio concha y toro 2007, merlot,cabernet,carmenere, que era rolha sintetica. Para este tipo de vinho, me pareceu perfeita e acho uma boa ideia.

    ResponderExcluir