segunda-feira, 20 de julho de 2009

Taças


Você já foi contaminado pela mosca do vinho. Não resiste mais a uma bela garrafa e sai comprando tudo que ve pela frente. Além disso, é claro, já comprou aquela adega para 72 garrafas e já esta colecionando um monte de vinhos bons....Mas na hora de tomá-los vai naquele copo de requeijão....fala sério. Ou então aquelas tacinhas da Casa e Video mais feias que bijuteria de cigana rsrsrsrsrs....Isso é o mesmo que beber cerveja em copo de plástico
Brincadeira...
A introdução é para na verdade dizer que vale a pena gastar um pouco mais e ter um jogo de taças bem legal. Cristal é claro.

Não precisa gastar um fortuna naqueles imensos conjuntos de 258 taças que você jamais vai ter onde guardar.
Um mínimo de duas de cada tipo (pois afinal tomar vinho sozinho é meio chato) e talvez 6 de cada tipo básico já são o suficiente.

As taças básicas que acho indispensáveis são as seguintes:

1 - Vinho Tinto - Devem ser bem grandes e levemente fechadas na boca. Isto propicia a tão importante aeração e concentração do vinho tinto que irá desprender todos os seus perfumes fazendo ele atingir sua plenitude.



A da imagem acima é o modelo básico e é muito boa.


2 - Vinho Branco - É consenso que para os vinhos brancos as taças devem ser menores, pois como o vinho branco é bem menos intenso em odores, uma taça grande iria comprometer isto. Além disso, por ser servido gelado, muito vinho na taça iria esquentar logo logo. Eu pessoalmente volta e meia tomo meus Chardonay em uma taça de vinho tinto. Servindo pouco a pouco. Eu acho que o vinho fica mais bonito nestas taças.
Mas vale a pena ter as menores.
Na imagem abaixo veja a diferença entre a para vinho Tinto e vinho Branco.




3 - Vinho Espumante - Champagne - Na imagem acima aparece também a taça correta para espumantes. Essa não tem jeito, tem que ser ela mesmo. Ela é chamada de "Flute" (flauta em francês). Este formato permite que as bolhinhas se formem mais elegantemente e durante mais tempo. Há algumas que tem a boca levemente fechada, o que ajuda a concentrar os perfumes do espumante. Eu prefiro estas.


Algumas coisas em geral:

1 - Evite taças que tenham desenhos ou pés/bases coloridas - elas atrapalham a visualização do vinho, pois estas cores e desenhos vão refletir no vinho.

2 - Não gele as taças, pois elas iram ficar "suadas" e que também atrapalha a visualização do vinho.

3 - Se for trocar de vinho, lave as taças para que os sabores/odores do vinho anterior não interfiram no próximo.

4 - Tanto para tintos como para brancos, nunca encha a taça até a borda. Nos tintos, mais ou menos 3 dedos é o suficiente.
Nos brancos, caso esteja usando taças menores, nunca acima da metade da taça;
Nos espumantes 3/4 da taça é uma boa medida.




Tim Tim......

Nenhum comentário:

Postar um comentário