quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vinho Tinto, Vinho Branco, Espumante. Guia bem rápido

Há a disposição, na internet mesmo, guias e mais guias, verdadeiras enciclopédias falando sobre o processo de vinificação. Vou tentar fazer um guia rápido, só para sanar aquelas dúvidas mais cruciais.

Os vinhos são produzidos a partir de uvas denominadas "vitis viniferas", e há uma enorme variedade destas uvas. Algumas mais comuns são as seguintes:

1 - UVAS TINTAS: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Carmenere, Pinot Noir, Nebliolo, Sangiovese, Tempranillo, Touringa.....




2 - UVAS BRANCAS - Chardonay, Sauvignon Blanc, Riesling, Semillon, Torrontés,....




Há muitas outras, e é fácil encontrar listas com os diversos tipos.

Basicamente vinhos tintos são feitos a partir de uvas tintas, e o vinho torna-se tinto porque durante o processo de fermentação as cascas são misturadas com o suco proveniente da prensagem destas uvas. Além da cor, as cascas acrescentam também os taninos, item determinante na característica deste vinho.
Este suco misturado com cascas chama-se mosto. A fermentação é realizada por leveduras próprias que ao consumirem os açúcares presentes no mosto, produzem entre outras coisas alcool.
Concluída esta parte do processo, o líquido resultante é filtrado e então já temos vinho. Trata-se de um vinho ainda "bruto" e no caso dos vinhos um pouco melhor elaborados, irá passar então um tempo em barricas de carvalho (que podem ser francesas ou americanas) para que ganhe corpo e estrutura. Este tempo de envelhecimento pode ser de alguns meses ou até mesmo anos.
Nos mais simples o vinho "descansa" em grandes tonéis de aço ou mesmo de madeira por alguns dias e após mais algumas filtragens é engarrado para consumo.
Nesta cadeia de produção, que inclui região produtora, tipo de solo, tipo de clima, qualidade da videira, técnicas de manejo da videira, técnicas de colheita, de transporte, fermentação, armazenamento, filtragem, envelhecimento, etc.... são itens que irão determinar então a qualidade final do vinho. Desta forma pode-se entender a imensa variedade de vinhos disponíveis e a variação na qualidade dos mesmos.

No caso dos vinhos brancos a fermentação é realizada sem a presença das cascas. Por esta razão pode-se inclusive produzir-se um vinho branco de uma uva tinta. A uva Pinot Noir, que é tinta, é muito utilizada na composição de espumantes brancos.
Não é comum que vinhos brancos sejam envelhecidos em barris de carvalho, mas recentemente esta técnica vem sendo cada vez mais utilizada, principalmente em vinhos da uva Chardonay. Os vinhos tendem a ficar mais "macios" e com uma cor bem mais encorpada. Em excesso esta técnica deixa o vinho enjoativo. Da mesma forma que os tintos, filtragem, descanso, engarrafamento...

Nos espumantes, que são feitos de vinhos brancos (dois ou três), basicamente o que se faz é uma segunda fermentação (que pode ser na própria garrafa, chamado método champenoise ou em grandes cubas, chamado método charmat) que irá produzir o gás carbônico, responsável pela pressão obtida e é claro as deliciosas bolhinhas...

Champagne são vinhos espumantes que só podem ser assim chamados se produzidos na região de champangne na França e seguir todo um conjunto de normas para sua produção.

Prosseco é nome de uma uva italiana muito comum na produção de seus espumantes. Acabou virando sinônimo de espumante italiano.

Lambrusco é um vinho frisante doce (levemente gaseificado) também produzido na itália. Há lambrusco divinos, porém tem muito, mas muito lambrusco bem ordinário. Tem havido um verdadeira invasão destes aqui no Brasil. São vinhos muito ruins que parecem mais aquelas cidras de maçã.

Ufa, é isso....Ficou claro? Como disse, há muito material sobre o assunto...aos leitores que porventura tenham alguma dúvida é só perguntar. Aos poucos irei falando mais especificamente sobre os itens acima com mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário