sexta-feira, 17 de julho de 2009

Dois Vinhos diferentes

Neste tópico quero apresentar dois vinhos um tanto diferentes dos mencionados no tópico anterior.

O primeiro é o Vinho Verde. Este vinho é produzido exclusivamente na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, localizada no Noroeste de Portugal. A principal característica deste vinho é sua acidez acentuada, dai seu nome. Não se trata de forma alguma de uma acidez ruim, pois é um vinho muito agradável.
Há vinhos verdes brancos, tintos e até mesmo espumantes. Os mais comuns e tradicionais são os brancos.
Não consigo imaginar combinação melhor do que uma Bacalhoada com um bom Vinho Verde. Pratos assim com sabor acentuado, porém não gordurosos são boa compania para este vinho.
Sua temperatura de serviço deve ser em torno de 12 °C.
Um rótulo que gosto muito é o Muralhas de Monção. Sempre o encontro com bom preço nos Supermercados Mundial, no Rio de Janeiro.


O outro vinho diferente são os Vinhos de Sobremesa. Como o nome sugere, são vinhos para serem servidos depois dos pratos principais, junto com a sobremesa, pois são vinhos doces. Estes vinhos são muito interessantes e há rótulos caríssimos como o Sauternes frances. Quem tem a oportunidade de provar um vinho destes, de qualidade normalmente não o esquece jamais. Trata-se de um vinho muito especial.
Outra forma de identificá-los é com a descrição Latest Harvest que esta associada a colheita das uvas, bem retardada de formas que as uvas "murcham", perdendo bastante água e aumentado em muito sua concentração alcoólica.
E mais uma coisinha: este vinho é doce, porém não há adição de açúcar. O que se faz é interromper sua fermentação antes que todo o açúcar seja transformado em álcool.
Deve ser servido levemente resfriado (12 °c a 14 °c) em taças pequenas como a da foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário