domingo, 19 de julho de 2009

Adega Climatizada, ter ou não eis a questão!





Pois é, você tanto leu este blog, que já esta começando a gostar de vinho de verdade rsrsrsrsrsrs

Então, ter ou não ter uma adega climatizada?
Eu pessoalmente não saberia mais viver sem uma (aliás, duas, pois a primeira ficou pequena muito cedo).
Mas brincadeiras à parte, se você realmente se interessa por vinho, ter uma adega passa ser quase uma necessidade, principalmente para aqueles que moram em cidades mais quentes.
Este tipo de adega cumpre muito bem o papel de conservar o vinho tanto quanto a temperatura quanto a umidade.
Mesmo que você não venha a ter "vinhos de guarda" (falo disso em breve), mas resumidamente vinhos que irão evoluir com o tempo, manter algumas garrafas para o dia a dia sempre bem preservadas é muito legal.
Há no mercado inúmeras opções desde pequenas a bem grandes (até 100 garrafas) com preços variados também.
Basicamente o que há de diferente entre elas, além da capacidade, é o sistema de refrigeração utilizado:

1 - Adegas com compressor: estas fazem uso de um pequeno compressor de gás, da mesma forma que uma geladeira. O compressor é bem menor, pois as temperaturas desejadas e oferecidas normalmente são entre 10°C e 16°C.

2 - Adegas "eletrônicas": estas fazem uso de um sistema eletrônico de refrigeração, baseado em um efeito chamado Peltier (uma placa de silício quando energizada em um sentido esquenta, no sentido oposto esfria).
Este sistema tem limitações, pois sua potência é bem menor que um compressor, mas também consome muito menos energia e o ruído também normalmente é bem menor.
Só tenha atenção com marcas sem tradição, pois de um modo geral, mesmo as com marca são importadas da China e ai não é necessário muitas explicações certo?
O outro item importante é a qualidade/espaçamento das prateleiras. Há adegas que as prateleiras são muito ruins e ou o vinho pode cair facilmente ou garrafas mais bojudas não cabem.
Assim se for comprar pela internet, tente ir a uma loja e fazer uma "inspeção" primeiro.

Quanto a capacidade, ai vai valer suas pretensões. Se é para ter uma ou outra garrafa para eventualmente ter um vinho, uma pequena atende.
Se você é um "hardwine", o céu é o limite...

Mas considere poder por exemplo guardar algo como alguns tintos para o dia a dia, um ou outro branco, dois espumantes e quem sabe algumas preciosidades adquiridas em uma visita a Europa ou aos hermanos da Argentina...

3 comentários:

  1. Ola Arnaldo tudo bem? Moro no Rio de Janeiro e gosto sempre de tomar um bom vinho. Não sou uma especialista mas, sempre sigo recomendaçoes de como experimentar um bom vinho. Mas, vamos ao que interessa, estou querendo comprar uma adega climatiza, pesquisei bastante na internet e para meu clima descobri que uma boa adega é a de compressor. Uma com ate 30 garrafas esta de bom tamanho para mim, porém surge a duvida, que marca comprar? Tantas marcas no mercado e tantas apresentando defeito que não sei mais qual comprar. Estava vendo uma Dynasty com compressor mas, nao sei se esta é boa. Me de um help? agradeço
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Arnaldo, adorei seu blog. A pouco tempo entrei para o mundo do vinho e estou com a mesma dúvida da nossa colega Cristiane. Desejo comprar uma adega e não sei qual comprar. Também pensei em uma Dynasty. Vários comentários que pesquisei, falam que para regiões onde a temperatura ambiente varia em 25°, como aqui em Belo Horizonte, o ideal são adegas com compressor, o que eu faço? Qual comprar? Pode me indicar uma marca? Marluce de BH.

    ResponderExcluir
  3. Cara Cristiane e Marluce, com quase um ano de atraso, tomei ciencia de vossas perguntas. Desculpem a demora, mas somente hoje percebi que não recebo automaticamente estes comentários...
    Enfim, mas vamos lá.
    As boas adegas no mercado são de compressor. Marcas como LG, GE, Brastemp, etc não estão mais apostando nas eletrônicas. Eu tenho 3, sendo uma eletrônica e 2 a compressor. Minha impressão é de que as com compressor são mais robustas e confiáveis. Para adegas bem pequenas (até 12 garrafas) acho que as eletrônicas atendem bem sim. Para maiores, sugiro definitivamente as de compressor.

    ResponderExcluir