quinta-feira, 16 de julho de 2009

E o famoso Sangue de Boi (Sangue de Buá , Sang des bovins)?

Como gostar de vinhos mais bem elaborados?

Este talvez seja o mais citado vinho como ruim e barato. Brinca-se muito com seu nome tentando inclusive aludir a um suposto nome frances. Muita criativiadade.
Mas afinal, o Sangue de Boi ou similares são vinhos ou não. Sim, são vinhos. Eles são produzidos basicamente da mesma forma que qualquer outro vinho o é, ou seja uvas são esmagadas, o suco mais as cascas são fermentados, filtrado e o resultado é vinho.
Acabam ai as semelhanças.

Este vinho, como tanto outros produzidos no Brasil são vinhos muito simples oriundos de uvas não consideradas viníferas. Normalmente são utilizadas uvas típicas para consumo "in natura"(Izabel, Concord e Seibel). Desta forma o produto final tem pouquíssimo da riqueza e da complexidade que as uvas próprias para vinho tem (Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonay, etc...)
Digamos que é uma bebida produzida de forma simplista e sem nenhuma pretenção.
Há ainda as variações nestes vinhos, onde se adciona açúcar tornado-o um "suave".
Muitas pessoas deixaram de gostar de vinho por causa destes suaves. Por serem docinhos, bebeu-se muito, aliado a falta de qualidade o resultado foi desastroso e as lembraças terríveis.
Muita dor de cabeça e ressaca.
Há quem aprecie e gosto é uma coisa muito pessoal e não condeno gostos. Apenas imagino que havendo a oportunidade provavelmente este apreciador trocaria este vinho por algo um pouco mais bem elaborado.
E ai vai um brincadeira: como levar a "luz" para quem esta nas "trevas"? rsrsrsrsrs
Pois é, tenho um amigo que diz que não quer aprender a tomar vinho bom, pois esta muito feliz tomando vinho baratinho!!!!
Mas, se pretendes iniciar alguém à apreciador de vinho, recomendo começar devagar e com vinhos ainda simples, porém é claro, de melhor qualidade.
Uma boa pedida é um branco (chardonay é imbatível) e ir gradualmente passando para vinhos tintos leves e depois mais encorpados.
Mas é claro, volto a dizer, gosto é algo pessoal demais e deve sim ser sempre respeitado.

18 comentários:

  1. Em francês seria "sang de boeuf"... Este vinho é excelente quando se quer pegar as novinhas. É o estilo "cai calcinha". Elas bebem, ficam ébrias e a gente manda brasa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as conversas do ze punheta kkk

      Excluir
    2. Só assim mesmo pra baixarem as calcinhas pra quem faz um comentário desses hahaha

      Excluir
  2. Ultimamente tenho tomado somente vinhos brasileiros, depois que o pessoal produtor do sul brasileiro, nos moldes dos chilenos, argentinos e europeus em geral passaram a apresentar seus produtos em garrafas com visual mais elaborado. Mesmo com visual mais elaborado, muitos vinhos brasileiros não apresentam no rótulo o tipo de uva usado, assim acabam sendo os "sangues de boi" apenas com rótulo bonitinho. Agora, uma grande sacanagem são lançamentos brasileiros recentes do grupo Pão de Açúcar, que teria o aval sob o pomposo nome "Club des Sommeliers". No fundo "sangues de boi" camuflados de "chic". Isso não contribui em nada para que o grande publico passe a consumir e respeitar produções nacionais com castas de "Cabernet Sauvignon", "Merlot" etc.

    ResponderExcluir
  3. HAhaha, esta do Paulo foi muito boa.
    Realmente este blog é um dos mais agradáveis de passar horas lendo.

    ResponderExcluir
  4. Como fica claro no blog gosto é gosto e pronto. Sangue de Boi é tinto de mesa, barato, simples, sem bla bla bla. E valeu o comentario sobre o disfarce nos rotulos, tomemos os vinhos e o maximo cuidado com rotulos "chics" "bonitos" sem a devida informação: tipo de uva ou tipo da mistura de uvas, regiao produtora, conservantes, teor alcoolico (que deve ser compativel com o tipo da uva) e se foi produzido e engarrafado no mesmo local, parece que nao mas isso pode ferrar com um vinho. No demais ataco de sangue de boi mesmo, principalmente quando a verba ta curta $$$=low... :( abraços

    ResponderExcluir
  5. Falem o que quiserem, mas o Sangue de Boi eu tomo sempre e gosto muito. Não vou tomar determinados vinho que eu não curto só para dizer que sou chic...rsss. Rose

    ResponderExcluir
  6. Ontem pela primeira vez experimentei o sangue de boi, e achei uma delicia ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  7. Considero o mais agradavel entre os baratinhos. Muita gente quer beber alem do limite e depois fica descendo a lenha dizendo que o vinho x ou y nao prestam.
    Prefiro 1000 vezes vinho doce do que os secos e amargos so pelo status da grife.

    ResponderExcluir
  8. Comecei a tomar Sangue de Boi à alguns meses eu e minha esposa adoramos.

    ResponderExcluir
  9. Comecei a tomar Sangue de Boi à alguns meses eu e minha esposa adoramos.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou jovem e adoro bebida doce, por isso o Sangue de Boi é perfeito, sendo vinho é o que importa. Não sou idoso pra gostar de vinho azedo como é a maioria... eu em

    ResponderExcluir
  11. Não sei ainda como escolher o melhor vinho!

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto desse vinho sangue de boi, mas diga se de passagem aprecio com moderação.

    ResponderExcluir
  13. onde de encontro sangue de boi suave 4 litros , estou em são paulo cidade dutra

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto... e tomo tbm o Dom Bosco
    Cada um toma oque gosta e oque suas condições permite

    ResponderExcluir
  15. Este sangue de boi não serve nem para marinar carne, pra mim é um veneno.

    ResponderExcluir