quinta-feira, 30 de julho de 2009

Enólogo, Enófilo, Sommelier. Quem são esses caras?

Já ficou na dúvida?

Esclarecendo então:

ENÓLOGO - O enólogo é formado na faculdade de enologia (a ciência que estuda os vinhos), é o técnico especialista em técnicas de vinificação e produção de vinhos. Normalmente trabalha na vinícola. Ele acompanha o desenvolvimento da videira, sua colheita, a fermentação do vinho, seu envelhecimento e seu envasamento.

A foto abaixo é de Michel Rolland, tido como o mais influente enólogo do mundo na atualidade. Ele presta seus serviços para dezenas de vinículas pelo mundo (Europa, Austrália, Argentina, Chile e recentemente para a Miolo no Brasil). Junto com Robert Parker é acusado por seus detratores de estar também "padronizando" os vinhos. Há inclusive um documentário chamado MODOVINO que basicamente descasca em cima dele. O filme é meio chato, mas vale a pena para se ter uma idéia melhor de como funciona o mercado mundial do vinho atualmente.



ENÓFILO - É um estudioso do vinho (ou amante). Aprecia e valoriza essa bebida, ou, ainda, se dedica profissionalmente ou por prazer a estudar o maravilhoso mundo dos vinhos. É o crítico da bebida. Degustador. Amante. Enófilo é diferente de enólogo, devido ao fato de que o enólogo é um graduado que cuida da produção de vinhos exclusivamente.

A foto abaixo é de um Enófilo não tão famoso como o Enólogo acima, mas com certeza um apaixonado por vinho e que vem tentando aprender o máximo que pode sobre o assunto. E degustando bastante também. Eu mesmo :)).




SOMMELIER - Este profissional é, digamos, o maître de vinhos de um restaurante e tem as seguintes tarefas: primeiro é de elaborar a carta de vinhos do restaurante onde trabalha, de acordo com a bandeira ou o estilo dos pratos. Evidentemente se for de culinária francesa, a carta dará mais ênfase aos vinhos da França etc. Em segundo lugar, fazer a manutenção dos vinhos na adega e as respectivas compras de reposição; em terceiro lugar, fazer o serviço do vinho aos clientes nos horários de funcionamento do restaurante, que compreende desde o atendimento inicial, auxílio da escolha do vinho na carta, seguindo pela abertura da garrafa e o serviço nas taças de modo elegante e preciso. Porém sua principal e mais difícil tarefa é a de fazer o aconselhamento do vinho que melhor se harmonize com o prato solicitado pelo cliente.

A foto abaixo mostra um Sommelier transpondo um vinho para um decanter. Esta técnica visa separar os sedimentos que podem estar na garrafa bem como permitir uma melhor aeração do vinho. Aplica-se em vinhos muito antigos que sem este processo não estariam em condições de serem bebidos.




No link abaixo tem bastante informações sobre o assunto e o site é bem legal:

http://www.sommelier.com.br/vinho/sommelier.htm

3 comentários:

  1. Salve Arnaldo
    Bem vindo a comnidade dos malucos por vinho.
    Abs
    Paulo
    paulo.queiroz@mac.com
    http://nossovinho.com

    ResponderExcluir
  2. é um mundo facinante que quanto mais conhecemos mais queremos saber...
    Claudia Leal

    ResponderExcluir