sábado, 11 de julho de 2009

Guardar vinho na geladeira pode?




No tópico sobre temperatura de serviço sugeri fazer uso da geladeira para conseguir aproximadamente as temperaturas de serviço.
Mas e quanto a guardar vinho na geladeira?
Pode ou não pode?
Poder pode, mas basicamente há dois problemas com esta prática:

1 - A não ser que você use a geladeira só para guardar água e cerveja, normalmente há diversos alimentos e principalmente temperos variados, como cebola, alho, alimentos prontos, etc...
Ao manter vinhos por algum tempo na geladeira, poderá haver a "passagem" destes gostos e cheiros para eles.
Veja que estou me referindo a mantê-lo por algum tempo (alguns dias, por exemplo).

2 - Provavelmente você irá também manter este vinho na vertical, o que acelera o processo de ressecamento da rolha, que por sua vez favorece a absorção de cheiros e gostos, além é claro de dificultar a abertura da mesma.

Enfim, não é um pecado mortal, mas não é uma boa prática para se tornar rotina.

E quanto àquela meia garrafa que sobrou do jantar?

Bem, eu pessoalmente acho uma heresia deixar sobrar meia garrafa rsrsrsrs. Mas, o parceiro (a) não gosta, e acaba sobrando mesmo.
Pode guardar na geladeira?
Pode é claro, mas sempre considerando que será por pouco tempo, pois neste caso o processo de absorção de gostos e cheiros será muito acelerado uma vez que o vinho já esta aberto. E em estando aberto, mesmo em um adega climatizada, o vinho naturalmente irá se deteriorar em função da maior quantidade de oxigênio presente na garrafa.
Lembre-se: o vinho esta "vivo" e a oxidação principalmente, vai ocorrer naturalmente.

Se você esta começando a gostar de vinho de verdade, considere a compra de uma adega climatizada. Há modelos bem em conta atualmente que vão desde 6 até 100 garrafas.
Bom, mas isto é assunto para outro tópico. Em breve...

30 comentários:

  1. Uso tomar uma taça devinho por dia, o que fazer com a garrafa aberta, para conservá-lo?
    responda para meu email. perllawendy@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia ,

    Bárbaro o seu blog.

    Pergunto-lhe se posso deixar fora da geladeira um vinho que nela ficou para a passagem de ano sem ser aberto.

    Caso possa me responderia por meu e-mail?
    mecouti@terra.com.br.

    Feliz ano novo,

    Meire Coutinho
    BR/MG/BH

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite

    Guardei um vinho na geladeira(ainda fechado) e não o abri. Se eu retirá-lo e coloca-lo em uma adega a temperatura ambiente, ele estraga (tipo cerveja)?

    ResponderExcluir
  4. Tambem tenho esta duvida: Guardei um vinho na geladeira(ainda fechado) e não o abri. Se eu retirá-lo e coloca-lo em uma adega a temperatura ambiente, ele estraga (tipo cerveja)?
    adachaves@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode-Se retirar sem problema algum. Vinho não é igual à cerveja. Só não poderia caso a garrafa estivesse aberta até porque mesmo assim ela possui um tempo de vida útil. Abs

      Excluir
  5. Depois de uma festa, sobraram algumas garrafas de vinho tinto que os convidados foram deixando na geladeira para resfriar.

    É possível retirar essas garrafas, já geladas, para guardá-las na temperatura ambiente?

    Abraços,

    Paulo Kuhn

    ResponderExcluir
  6. Minha adega parou de funcionar descobri agora 22,43hs como faço com meus vinhos?
    coloco na geladeira comum que guardo só cerveja?
    coloco num ambiente mais frescos temperatura de 26 graus hoje verão em Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  7. Tenho a mesma duvida: sobrou uma garrafa de vinho na geladeira, ainda fechada. Devo retirar esta garrafa de vinho tinto já gelada e guarda-la na temperatura ambiente ou é preferível mante-la na geladeira?

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente desculpem-me pela demora, mas eu não recebo avisos de comentários, somente quando percorro todos os posts!!!!
    Enfim, a melhor opção é sempre guardaro vinho em um ambiente o mais fresco e seco possível. A geladeira sempre tem muitos odores (temperos, comidas,etc...)que vão acabar sendo absorvidos pelos vinhos. E tente consumí-los brevemente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brevemente, quantos dias?? 1,2,3,4....
      Moro sozinha e adoro vinho, para comprar meia garrafa não compensa pelo alto valor, sempre compro a garrafa, mais sempre sobra e depois de 3 dias jogo fora com dor no coração rsrs.

      Excluir
  9. Complmentando:
    Se o vinho passou um tempo na geladeira (para as festas por exemplo), não haverá problemas em retirá-lo e então guardá-lo em um local mais apropriado.
    O vinho sofre sim com variações de temperatura, mas neste caso estamos falando normalmente de vinhos jovens, varietais e portanto menos senssíveis a
    estas variações.

    O vinho não irá estragar ou ficar muito diferente.

    ResponderExcluir
  10. Ganhei três garrafas de Bordeux em dezembro de 2011, guardei na geladeira e até hoje não as abri. Posso retirá-las da geladeira e deixar em temperatura ambiente sem prejudicar o sabor?

    ResponderExcluir
  11. Caro amigo,como esplanado acima a geladeira nunca é uma boa opção, portanto tire rápido e caso voce ainda não tenha uma adega, mesmo pequena, guarde-os e lugar abrigado da luz e do calor. Cuidado com odores muito fortes,típicos de armários ou guardaroupas....
    E beba-os logo....como dizia um professor meu, vinho bom é vinho bebido.....

    ResponderExcluir
  12. Tenho um vinho lacrado na geladeira ha dias, vou fazer uma viagem e quero leva-lo. A pergunta é: Ele irá estragar? Ou posso leva-lo sem medo?

    ResponderExcluir
  13. Provavelmente não, dese é claro que voce o transporte de forma adequada. Evite deixá-lo no porta malas sob o sol por exemplo. Coloque em lugar fresco e longe da luz....

    ResponderExcluir
  14. Tenho um vinho rose que deixei na geladeira e acabei esquecendo. Ele ainda está fechado e é de rosca. Isso tem duas semanas. Será que ele estragou mesmo sem eu ter aberto a garrafa?

    ResponderExcluir
  15. coloquei uma garrafa de vinho na geladeira lacrada, porém acabamos não abrindo a mesma. pergunto??? eu ´posso voltar ela pra adega que não é climatizada. E gostaria de saber se vai alterar sua qualidade.

    ResponderExcluir
  16. gostaria de saber se uma garrafa de vinho que coloquei na geladeira más não abri, se posso retornar com ela pra adega e a mesma não é climatizada, se val perder qualidade

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber se uma garrafa de vinho que coloquei na geladeira más não abri, se posso retornar com ela pra adega e a mesma não é climatizada, se val perder qualidade

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, acabo de ler os posts sobre vinho, mas estou com uma dúvida quanto a um espumante, ele foi colocado na geladeira mas não foi consumido, posso retorná-lo para a adega climatizada?

    ResponderExcluir
  19. Ganhei um frigobar novo que pretendo usar como uma adega, seria uma boa opção?

    ResponderExcluir
  20. Bom dia! Sei que não é aconselhável deixar e na geladeira, como foi dito acima. Porém, minha dúvida é.. posso ter um frigobar (desses modelos retrô que saiu da marca brastemp), só pra guardar vinhos? Seria usado como se fosse uma adega. Ou não é aconselhável também? Desde já, agradeço. Att. Vanessa Lima (email: vanessamusicista@gmail.com)

    ResponderExcluir
  21. tenho um vinho santa felicidade- familia strappazzon - tinto de mesa seco.
    ele está ha 3 meses na geladeira fechado. mantenho na geladeira ou é melhor tirar e deixa-lo na estante.

    ResponderExcluir
  22. Que maravilha, esse espaço aqui, p serem esclarecidas dúvidas... Nem vou precisar fazer perguntas. Já tirei todas as minhas dúvidas, obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Tenho um amigo que ganhava vinhos e espuma tes e nunca bebeu. Gaurdou 3 Liebfraumich branco fino, 2 espumantes sidra cereser é 1 espumante TERRA Nova por muito tempo mais de 5 anos. Pergunta? Esses produtos podem ser consumidos?

    ResponderExcluir
  24. Boa noite tenho 2 garrafas de vinho coloquei na geladeira já que ganhei tá fechada lacrada será que estraga se eu tirar da geladeira agora da uns 2 meses que ganhei e se consumir tem algum problema obrigado

    ResponderExcluir
  25. Tenho 2 garrafas de vinho na geladeira lacrados posso tiralhos e guardar fora da geladeira?

    ResponderExcluir
  26. Olá. Vinho fechado na geladeira há um ano só fica ruim o sabor ou estraga mesmo?

    ResponderExcluir